domingo, 19 de agosto de 2012

As partes de uma URL


Um URL completo geralmente é composto de três partes: o protocolo, o nome do site e o caminho absoluto para o documento ou recurso, como mostrado na figura abaixo:

As partes de um URL:




http://

A primeira coisa que o URL faz é definir o protocolo que será usado para aquela determinada transação. As letras HTTP avisam o servidor para usar o Protocolo de Transferência de Hipertexto, ou entrar "no modo web".

Nota: Às vezes, você verá um URL que começa com https:// - isso indica que é uma transação de servidor segura. Os servidores seguros têm dispositivos de criptografia especias que protegem a transferência de conteúdos confidênciais, como números de cartões de crédito, para e a partir do navegador.


A próxima parte do URL indica o site pelo seu nome de domínio. Nesse exemplo, o nome de domínio é jendesign.com. A parte "www." no começo é o nome do host naquele domínio. O nome do host "www" se tornou por convenção, mas não é uma regra. De fato, às vezes o nome do host pode ser omitido. Pode haver mais de um site em um domínio (às vezes chamados subdomínios). Por exemplo, poderíamos ter também development.jendesign.com, clients.jendesign.com e assim por diante.  

/2007/sample/first.html

Esse é o caminho absoluto para o documento HTML solicitado, first.HTML. As palavras separadas por barras indicam o caminho por meio de níveis de diretório, que começam com o diretório de raiz do host, até chegar a first.html. Como a Internet originalmente se compunha de computadores rodando o sistema operacional Unix, o nosso modo atual de fazer as coisas ainda segue muitas regras e convenções do Unix (daí a "/")

Para resumir, o URL do exemplo diz que ele gostaria de usar o protocolo HTTP para unir-se a um servidor Web na internet chamado www.jendesign.com e solicitar o documento first.html (localizado no diretório de amostras, que está no diretório 2007).


Referências bibliográficas:

ROBBINS, Jennifer Niederst. Aprendendo Web design: Guia para iniciantes. 3ª ed - Porto Alegre: Bookman, 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário